27.6.13

Curso "O que é a poesia?", no b_arco





De 2ª feira, dia 1º de julho, até quinta-feira, 4 de julho, ministrarei diariamente, das 19h30 às 21h30, o curso "O que é a poesia", no centro cultural b_arco, em São Paulo, na Rua Virgílio de Carvalho Pinto, 426, em Pinheiros (entre a estação de metrô Faria Lima e a estação de metrô Clínicas).

O curso pretende investigar a natureza da poesia e a sua relação tanto com as outras artes, quanto com a filosofia; interrogar a produção poética contemporânea e reconsiderar a tradição; avaliar a experiência da modernidade e, em particular, a experiência da vanguarda; discutir as dicotomias tradicionais, tais como verso e prosa, inspiração e trabalho, forma e conteúdo, continuidade e ruptura etc.; revisitar as formas e as técnicas de versificação; reproblematizar a relação entre poesia e letra de música e, por fim, questionar o sentido e os caminhos da poesia nos mundos da mídia e da Internet.

Cronograma das aulas

1ª aula: É possível definir a poesia? A poesia na tradição ocidental. Homero e a poesia oral primária. O mito, o epos e o logos.

2ª aula: A natureza do poema escrito. A leitura do poema. A poesia e o juízo de valor. A poesia contemporânea e o legado da tradição.

3ª aula: A poesia e o legado da vanguarda. As formas poéticas. A poesia e a modernidade.

4ª aula: A poesia e a música. A poesia e a filosofia. A poesia e os novos meios.

Carga horária total: 8h/ 4 encontros
Aberto a todos os interessados

Mais informações no site do b_arco: http://barco.art.br/o-que-e-a-poesia/

Nenhum comentário: